Instagram
Elevação de escolaridade

Com objetivo de elevar o aprendizado dos jovens para que eles tenham melhor desempenho no mercado de trabalho, são oferecidas oficinas de português, matemática, inglês e informática. De forma criativa, usando jogos e aula-campo, entre outras atividades, os jovens são convidados a aprofundar o conhecimento tendo como referência a aplicação prática de cada conteúdo. As aulas ocorrem no contraturno da escola. Para fazer parte do IJCPM é preciso estar matriculado ou ter concluído o Ensino Médio, ter entre 16 e 24 anos, além de ser morador do entorno das unidades de negócios do Grupo JCPM. As turmas são semestrais e oferecidas nas unidades do Recife, de Salvador, de Aracaju e de Fortaleza.

 
As oficinas utilizam metodologia diferenciada, que abordam aspectos conceituais, procedimentais e principalmente atitudinais  dos conteúdos, que fazem a diferença na preparação para o mercado de trabalho. A preocupação com a educação integrada e integradora associa as vivências cotidianas sociais e culturais, promovendo posturas condizentes com o mundo corporativo. 

 

 

Pré-universitário

Oferecer gratuitamente curso pré-universitário e auxiliar no processo de seleção dos jovens para as universidades e faculdades é o resultado da parceria entre o IJCPM e o Direto ao Ponto no Recife. As aulas beneficiam cerca de 70 jovens a cada ano e já atingiram 350 pessoas em cinco anos de existência. Uma metodologia própria foi criada em 2016, com inclusão de uma plataforma digital para estimular o jovem a continuar estudando mesmo depois da aula. Além disso, um programa com mentoria deu mais atenção às necessidades especificas de cada um, elevando consideravelmente os resultados. 

Qualificação Profissional e Aperfeiçoamentos

Preparar mão de obra para aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho. A partir de parcerias com instituições de referência em suas áreas, tais como SENAI e SENAC, o IJCPM tem sido grande impulsionador da inclusão profissional de moradores do entorno das unidades de negócio do Grupo. Com o término dos cursos é criado um Banco de Currículos para fazer o cruzamento entre os que procuram uma oportunidade de trabalho e os empresários que precisam de mão de obra qualificada. Além disso, também são disponibilizados aperfeiçoamentos para aqueles que já estão no mercado de trabalho, e querem melhorar no desempenho das atividades. As experiências de capacitar e auxiliar na inserção têm sido tão exitosas que, no Recife, por exemplo, cerca de 1,5 mil jovens atuam no RioMar. Em todas as unidades, já são 3,3 mil jovens contratados.


Etapas da qualificação:

 

  • Obra: As formações visam vagas abertas com a construção de grandes centros comerciais. São oferecidos gratuitamente cursos de pedreiro, carpinteiro, eletricista, armador, entre outros, com certificação do SENAI. 

 

  • Varejo: Na etapa do varejo, entra em atuação o Programa de Qualificação para o Varejo feito em parceria com a Fecomércio/SENAC. Entre as formações estão vendedor, auxiliar administrativo, estoquista, operador de caixa, atendente de lanchonete, e muitos outras. 

 

Jovem Aprendiz

Oferecer uma formação completa, da teoria à prática, é o principal objetivo do Programa Jovem Aprendiz. O IJCPM seleciona alunos da Elevação de Escolaridade e, através de uma parceria com o SENAC, realiza as aulas teóricas dentro da própria estrutura do Instituto, sem que o jovem precise se deslocar para uma unidade do SENAC. Do ponto de vista do empresário, cria-se um banco de talentos que pode ser demandado a qualquer momento.

Curso de Férias

Oferecer a possibilidade de um aprendizado com aulas de curta duração, mas que pode configurar como primeiro passo para uma nova atividade profissional. Essa é uma das metas dos Cursos de Férias oferecidos pelo IJCPM. Com oficinas de fotografia, maquiagem, blog, entre outras, os jovens têm contato, durante os intervalos dos semestres, com um aprendizado prático e objetivo, além de desenvolver habilidades culturais, como canto e dança. Os cursos são oferecidos duas vezes no ano, tendo como público os jovens atendidos pelo IJCPM.

Formação Empreendedora

É observando os negócios locais que a equipe do IJCPM se volta para potencializar o perfil empreendedor de cada um. Associado a parceiros como SEBRAE e Instituto Fecomércio, são oferecidos dentro do FORME (Formação Empreendedora) cursos que visam melhorar o desempenho de pequenos empresários, sempre relacionados ao negócio local. Em Brasília Teimosa, no Recife, salões de beleza e mercadinhos receberam atenção especial, com desenvolvimento de cursos para melhorar os resultados de cada segmento.

Oficina de Projetos

Desenvolvido inicialmente no Recife, a Oficina de Projetos visa transformar o jovem em protagonista do seu próprio aprendizado, com definição de assuntos de relevância para ele, com todo suporte técnico do corpo de coordenadores do IJCPM. A abordagem da Oficina de Projetos tem como norte a discussão sobre a comunidade. Ao todo, cinco oficinas são envolvidas na ação: Comunicação, Reflexões Numéricas, Cidadania e Cultura, Mundo Digital e Empregabilidade.

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade.